Os heróis ignorados

Antes de mais quero pedir desculpa pela minha prolongada ausência mas a falta de inspiração é uma constante para mim e por tal peço desculpas.

Mas hoje lembrei-me de algo devido a uma situação que a minha namorada me contou. Ora começarei por relatar o que me foi dito. Não é nada demais, é apenas uma conversa banal e que por acaso derivou de algo completamente diferente. O que ela me contou foi simples: disse que ouviu uma mulher a refilar que os Bombeiros cobraram 15 contos a uma vizinha porque esta se esqueceu da chave dentro de casa e precisou de os chamar. Realmente o valor é elevado mas isso não justifica que a senhora venha seguidamente rematar dizendo que não sabia para onde ia o dinheiro.

Ora nada justifica um comentário destes ainda para mais quando dirigido a um grupo que são sem sombra de duvidas uns dos maiores heróis deste país e ainda mais do mundo: os bombeiros. Ainda para mais neste país os soldados da paz têm pouquíssimos recursos como é possível observar cada vez mais a cada verão. Têm falta de homens, têm falta de carros (ou os que têm encontram-se já relativamente antiquados), têm falta de aviões de combate a fogos (cada vez mais úteis e que todos os anos somos forçados a alugar) sem contar com os míseros subsídios que os voluntários recebem pelo seu contributo.

Mas esta falta de respeito da nossa sociedade não se fica por aqui (sim pois não é só aquela senhora a pensar assim), também os polícias sofrem do mesmo. Respeito pelos agentes da autoridade neste país é algo que já não se vê há muitos anos mesmo tendo estes uma história não muito “honesta” com relatos de alguns abusos.

No entanto, e mesmo com estes incidentes, a policia é escandalosamente mal tratada e o expoente máximo disto foi o polícia morto com cerca de 30 tiros de todo o tipo de arma de fogo, á covardia (pelas costas), no problemático bairro da Cova da Moura. Sinceramente isto tem de mudar! E qual o problema meus amigos? Na Policia não é somente a falta de meios mas, e com muito maior importância, a falta de espaço para trabalharem. O que vai fazer um polícia que não pode sequer tirar o cacetete para um “coitadinho” que está a roubar com uma navalha na mão? Um policia que faça isto basta mexer o cacetete contra o ladrão que é logo acusado de abuso policial, acham isto digno de um país civilizado? Eu pessoalmente acho que não.

Bem e por hoje fico por aqui que não me quero alongar muito mas deixo antes de ir uma nota de apreço tanto aos Bombeiros pelo seu trabalho incansável como também aos Policias e a outros que não mencionei como os Paramédicos nas ambulâncias, os Médicos e Enfermeiros não só nas urgências como em qualquer hospital publico e até aos Homens do Lixo que mantêm as nossas ruas limpas sem esquecer quaisquer outros que não tenha mencionado.

  • Luis Nabais | 2005/02/22 - 22:06

Categorias