Português B

Ora hoje venho fazer uma pergunta que certamente muitos de vós já fizeram a vos próprios: para que serve o programa de Português B do 10 ao 12º ano?

Esta é a questão que me tem chateado desde que entrei no secundário: qual é a utilidade futura de saber que o Fernando Pessoa tinha dor de pensar, etc., etc? De que me serve saber o que é uma Paráfrase ou qualquer outro recurso estilístico?

Após muita consideração cheguei a conclusão: para absolutamente NADA!

Antes que venham para aqui refilar que Português é a nossa língua e que sem ela não chegávamos a lado nenhum deixem-me terminar.

Eu não questiono nem nunca questionei a disciplina de Português. Também acho que é importantíssima e que se deve ler determinados autores para conhecer o que de melhor se faz/fez na nossa língua e no nosso país no que toca ao Português mas vamos a ver o actual programa de Português B: Poemas, Poemas, Algumas obras teatrais de Gil Vicente, Mais poemas, Padre António Vieira, mais poemas e para terminar uma dose de poesia moderna e mais uma peça de teatro. Isto resume bem o programa do 10º ao 12º ano. (recordo que é Português B, aquele que é ensinado aos alunos de Ciências, Economia e Artes, não o A que é ensinado aos de Humanidades que se espera seguirem uma carreira ligada as letras)

Agora pergunto-me: de que me vai servir isto no meu futuro? Não digo que não seja necessário conhecer grande parte destes autores (na realidade quase todos são necessários na minha opinião) mas eu pergunto-me: Será que isto vai ajudar em alguma coisa o meu futuro?

Eu fiquei a pensar e cheguei a isto: será que temos de falar de Fernando Pessoa quando vamos fazer um currículo? Já estou a imaginar:

Curso de Engenharia Electrotécnica e de Computadores no IST
First Certificate na Cambridge School of English
Sentido apurado para as dores do pensamento como Fernando Pessoa enunciou ao longo da sua obra. Também um amor pelas maquinas e pelo progresso como Ricardo Reis o que me dota de uma sensibilidade perfeitamente adequada a todo o tipo de trabalhos no âmbito das novas tecnologias mais concretamente Informática.

Agora digam-me: é para isto que servem os Currículos? Eu pessoalmente acho k não. E já que falamos em Currículos é aqui que reside uma das principais falhas, a meu ver, do programa de Português: falta de ensino do que é realmente útil. Aprendemos a fazer resumos, relatórios e textos expositivo-argumentativos, tudo bem. Mas e os currículos meus amigos? Quando aprendemos a faze-los? Nunca meus amigos, nunca! E a escrever requerimentos? Nem pensar nisso, não queremos que os alunos cheguem preparados á universidade, tirava toda a diversão de ficar completamente perdido no primeiro ano.

Eu pessoalmente fico a espera que alguém me exponha a utilidade deste programa enfadonho, entediante e inútil de Português B pois eu, meus amigos, já desisti de tentar encontrar alguma.

  • Luis Nabais | 2005/02/06 - 21:12

Categorias